Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril: Mais do que uma data simbólica, o Dia Mundial da Saúde criado em 1948 com a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS)  é um chamado à reflexão.

Dia Mundial da Saúde

A saúde é um direito universal. Mas garantir esse direito exige ação coletiva, responsabilidade social e um olhar atento não apenas ao indivíduo, mas também ao meio ambiente, à economia e às condições de vida da população. Dessa forma, de 2021 a 2025, a OMS tem proposto temas que revelam os desafios que ainda enfrentamos como sociedade e o quanto cada um de nós, inclusive as empresas, tem um papel fundamental nesse processo.

O que esses temas nos mostram?

2021: Construindo um mundo mais justo e saudável
Saúde não se limita ao consultório médico. Está nas políticas públicas, no acesso à educação, no saneamento básico e na preservação ambiental. Não basta tratar sintomas  precisamos enfrentar causas estruturais.

2022: Nosso planeta, nossa saúde
A crise climática não é um problema distante. Está nas enchentes, queimadas, poluição e nas desigualdades que se agravam. Um planeta doente compromete a saúde de todos.

2023: Saúde para Todos
No Brasil, o SUS é uma conquista, mas também um grande desafio. Garantir acesso à saúde de qualidade para uma população que envelhece exige investimento em prevenção, estrutura e políticas públicas eficientes.

2024: Minha saúde, meu direito
Saúde é um direito constitucional. Mas sua efetivação depende de participação social, fiscalização e responsabilidade de governos e empresas.

2025: Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos
O futuro começa no presente. O cuidado com mães, gestantes e com a primeira infância é essencial para construir sociedades mais saudáveis e humanas.

 

O papel das empresas na construção de um mundo mais saudável

Na SIBRACON, entendemos que saúde também se faz com gestão ética, responsabilidade social e fortalecimento da economia.

Como profissionais da contabilidade e consultoria empresarial, contribuímos para que empresas cresçam de forma sustentável, gerando empregos, investindo em iniciativas sociais e respeitando o meio ambiente.

Porque negócios saudáveis constroem sociedades mais justas.